2013/01/23

Debate: Censura. Sempre tem

                                                                             Yoo~
   Como vão fofos? Desculpem por não ter postado ontem, mais como eu disse não vai ser todo dia que 
        terei inspiração. Tentarei postar no possível ausiausia . Mais vamos para um assunto, esse deixei 
            como debate também, ok? Porque é um assunto de opiniões espero que opine, vamos lá:



Censura, Muitas vezes criticado por cencurar pequenas coisas e que é muito sem sentido. Ainda mais porque nós vivemos em um meio capitalista e censura é altamente condenada por ser uma característica típica de regimes totalitários. Então certazente temos certa aversão à censura. Mais não vim falar sobre a historia da Censura e sim sobre a Censura no K-pop, mais para os que não sabem o que é censura abaixo tem o significado dessa palavra que bem odiada na minha parte

              Vou tentar explica o mais curto possivel, para não ficar enorme só falando sobre isso! 

Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. A censura criminaliza certas acções de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte.

Tentando simplificar para entender melhor. Censura é para poder impedir que a pessoa se expresse de um modo indesejado não liberar tudo, como nos filmes de ação aqueles de 14 anos certamente eles pulam partes inapropriadas ou censuram  algo que não pode ser mostrado para menores de 14 anos. Não sou muito boa para explicar, mais espero que tenham compreendido. Agora vamos falar essa censura no k-pop


Respondendo pergunta logo de cara: sim, tem censura no K-Pop infelizmente e ela está em todo lugar.  Músicas, figurino, coreografia, dramas, filmes…vamos começar com uma recente controvérsia que acho que todos vocês devam estar sabendo:

Recentemente houve um pequeno transtorno envolvendo um boné que Sunny, das Girls’ Generation, usou no vídeo de Dancing Queen. O boné vinha com a frase “WELCOME MOTHER F*CKERS” Bem Vindo Filho da Mãe. Então, o vídeo teve que ser alterado por causa de um boné, que não continha a frase tão explicita assim e era em uma lingua estrangeira.

 O que mais me intrigou nessa história toda foi como as pessoas comentavam coisas do tipo Girls’ Generation são um grupo fofo, não podem usar esse tipo de linguajar. Já eu discordo totalmente, Acho que todos k-idols tem o direito de expressar , desde que honre o compromisso com os fãs e com a agência. Mais acontece que lá na Coreia as coisas funciona  totalmente diferente.

A Coréia do Sul, antes da explosão do K-Pop no resto do mundo, era um país (e ainda é de certa forma) muito fechado, era difícil conseguir informações sobre a cultura da população e sobre o modo de vida deles. Mas isso é uma característica cultural deles, o próprio povo sempre foi assim. E com a explosão do K-Pop, eles se depararam com a difícil tarefa de aprender a lidar com os outros povos e com boa parte do mundo mantendo os seus olhos na Coréia do Sul.Como eu ausiausiausia. Então veio a infeliz censura para proteger a temida cultura deles de reservados . Eu não vejo nada demais em censura apesar de odiar mais a questão é que se fosse ruim ela não seria ultilizada. E lá é só para ser usada para proteger e não controlar todos. Não é uma questão de “proteger a população jovem de aprender palavrões”, é uma questão simplesmente cultural; não faz parte da cultura deles uso de palavrões nas músicas, mensagens subliminares, simbolismo…claro, há exceções, mas no geral, podemos perceber que nos vídeos de K-Pop raramente encontramos algo muito pesado. É fato que o K-Pop vai conseguir ficar mais ocidental com o tempo, com alguns palavrões ali e outra mensagem subliminar aqui, mas não podemos esperar que essa mudança ocorra do dia para a noite, por enquanto a censura vai continuar existindo. Também é importante citar de como a censura é baseada no que é “socialmente correto”. 

 Nós não temos só o exemplo do boné da Sunny no K-Pop. Quantas músicas de Brown Eyed Girls não são censuradas por abordarem temas mais “adultos”? E também tem as coreografias que muitas vezes são censuradas por serem sensuais demais, como Pandora do KARA, So Cool do SISTAR, “Mirror Mirror” do 4Minute…há inúmeros exemplos de coreografias censuradas. E outro exemplo que me deixou pasma foi de como duas emissoras coreanas condenaram a música Very Hot (HyunA) apenas porque a mesma continha o nome de um aplicativo de Smartphones, sei que apesar de possuir toda a questão do merchandising, isso foi uma censura muito ofensiva, pois ela escreveu o nome do aplicativo procurando expressar-se, e ela foi reprimida por causa disso, é aí onde nós podemos perceber que essa proteção que eu citei mais cedo acaba tornando-se muito limitadora para os artista: G-Dragon teve que colocar um beep no lugar de 그 새끼, HyunA não pode apresentar sua música, muitos grupos tem que alterar a coreografia…realmente, isso limita muitos deles a ficar naquela mesma coisa de sempre, aquele aegyo inocente e aquelas músicas de primeiro amor que nós estamos acostumados. Vendo por esse lado, a censura realmente é maléfica.

Outra coisa que queria chamar atenção são dramas eu amo k-dramas e assisto bastante e como a censura afeta o desenvolvimento dos mesmos: casais gays são raramente vistos, os protagonistas nunca usam só roupas íntimas, quase nunca encontramos mensagens subliminares em dramas… Todo esse conjunto prejudica o drama, que geralmente tem a mesma história clichê, contada da mesma forma porque os produtores não podem fazer nada para dar um “tchan” no drama; e isso, no meu ponto de vista, deixa a atuação muito mais fácil também, por isso nós vemos tantos membros de grupos participando de dramas, não estou dizendo que eles não têm talento e nem estou desmerecendo os atores sul-coreanos, mas por causa de todos esses limites, a atuação fica muito mais fácil, de um modo que você não precisa ter um talento absurdo para exercer tal personagem. Ainda estou esperando um k-drama que tenha como tema principal algo diferente que não seja tão clichê apesar de nem ligar muito 

igual um k-drama : O drama Daughters of Club Bilitis recebeu críticas pesadas por abordar a vida de três casais lésbicos, o que levou a KBS a mudar a classificação indicativa para 19 anos. E prefiro mais um estilo yaoi vocês me entendem mais achei meio exagerado essa classificação ¬¬

Agora em filmes é diferente em certos aspectos certamente tem filmes com cencura que tem uma classificação inadequado para liberar tudo mais sempre tem aquilo de libertação como filmes de 18 anos que é liberal 

Agora se imaginarmos K-pop sem censuras seria um pouco estranho já conhecemos ele assim então nem ligamos muito eu fico brava censura em animes ai sim eu fico com muita raiva coisas tão desnecessarias eles censuram mais estou dizendo isso quando passa na tv por isso torço para que nunca passe animes na tv aberta ainda aquela dublegem estranha ARG É MUITO RUIM  lengendado sempre u.u mais voltando ao assunto sobre a censura no k-pop e realmente não gosto por motivos meio estranho que não pode mostrar nada eles querem ser politicamente certo é meio estranho querem ser perfeitos mostrando nada

Minha opinião k-pop não seria nada sem censura o que eu quero dizer é para ele fazer sucesso não estou dizendo aqui no brasil porque muitos adoram quando o MV é mais para o lado sexy. sei que vocês gostam principalmente as meninas não estou dizendo todas mais quando seu bias fica sem camisa elas pulam em cima .Se me entendem ausiausiausia Eu não demostro amar quando acontece isso, sou  muito timida fico até avermelhada mais eu tenho bias então certamente adoro OMG que lindos -parei -q ausiausiausia u.u mais voltando ao assunto novamente o k-pop tem que ter censura para poder não exibir a cultura que é tão reservada e poder fazer sucesso em todo mundo então temos que saber que a censura vai estar em todo lugar não só no k-pop (Só acho) eu adoro aquela coisas inocentes e fofas apesar de AMAR quando meus bias fica com olhar sedutor e lindo que faz qualquer garota derreter sei que todas garotas gostam ausiausiausia parei -q é so minha opinião

Créditos de alguns textos >>>
O que vocês acham sobre a censura no geral?









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar? É de graça, não dói nada e faz bem para o coração do autor!

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma;
-Aceito “segue meu blog/site?” apenas se seguir o meu;
-Qualquer problema: nannda_lee@live.com

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença!